sexta-feira, 1 de julho de 2016

Curso para lideranças comunitárias em Teresópolis

Curso para lideranças comunitárias em Teresópolis

Curso para lideranças comunitárias

1º encontro: Trabalho em equipe (segunda, 11 de julho, 19h-21h)
Integração, autoestima, comunicação, trabalho em equipe e iniciativa. (psicólogo) 

2º encontro: Movimentos de participação social (segunda, 18 de julho, 19h-21h). Participação social, movimentos sociais, política nacional de participação social, sistema nacional de participação social: trazendo um breve histórico para despertar a participação e iniciativa. (Jurema da Silva Constâncio - conselheira nacional do Conselho das Cidades e da coordenação da União Nacional por Moradia Popular)

3º encontro: Associação/ AVIT (segunda, 25 de julho, 19h-21h)
Conceituar associação, sobre a sua legislação e documentação, formas de se conduzir (colegiado ou com diretor), diferenças entre associação, fundação, OSCIP, cooperativa, OS, sindicatos. E contextualizar a partir da Avit. (assistente social Jô)

4º encontro: Conselhos de políticas públicas (segunda, 1 de agosto, 19h-21h)
Políticas públicas, conselhos de políticas e de direitos, documentação, responsabilidade e participação nos conselhos e nas conferências. (assistente social Jô)

5º encontro: Órgãos públicos e políticas públicas (segunda, 8 de agosto, 19h-21h). Ministério Público, Defensoria Pública, audiência pública, noções dos três poderes (judiciário, legislativo e executivo). Instrumentos de participação da sociedade: iniciativa popular de lei, plebiscito e referendo; ação civil pública, ação popular, mandato de segurança coletivo. (advogado Guilherme e esposa advogada Ana Cláudia)

6º encontro: Liderança (segunda, 15 de agosto, 19h-21h)
Diferenciar líder de chefe, liderança comunitária, influência, ética, transparência, protagonismo, como conduzir um grupo e reuniões, assembleia, mediação de conflitos, empoderamento. Visão crítica diante da cooptação, compra de votos, partidos políticos e campanhas eleitorais (assistente social Jô Falceta, possivelmente com a presença de Jurema contribuindo brevemente com exemplos)

7º encontro: Política habitacional (segunda, 22 de agosto, 19h-21h)
Plano diretor, Estatuto da cidade, Ministério das Cidades, mecanismo de participação social, mobilização e organização pelo direito à moradia e à cidade. (Grazia de Grazia, assistente social e ex-coordenadora do Ministério das Cidades, do processo das Conferências e do Conselho das Cidades)

8º encontro: Minha Casa Minha Vida e MCMV Entidades 3 (segunda, 29 de agosto, 19h-21h). Histórico, eixos principais e a conjuntura atual. Os movimentos de moradia e a estratégia da autogestão. O papel dos municípios. (Sandra Kokudai, arquiteta da Fundação Bento Rubião)

Obs: Em cada encontro, Jurema, Grazia e Sandra procurarão estar presentes (pelo menos se revezando), contribuindo com exemplos e compartilhando as experiências.


INFORMAÇÕES:
CURSO PARA LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS
Local: CEAC, praça Santa Teresa, ao lado da Foto Santa Teresa, Teresópolis, sala 306.
Serão oito segundas-feira seguidas, das 19h às 21h, iniciando dia 11 de jullho de 2016, conforme a programação.
O curso é todo gratuito, e é uma parceria da Igreja Católica, da Associação das Vítimas de Teresópolis e do Centro de Direitos Humanos de Petrópolis.

Para mais informações e para participar, pode se comparecer no curso ou, quanto possível, entrar em contato com a assistente social Jô Falceta:
(21) 9.8883.9841 (oi)
(21) 2643.5192 (residencial, à noite)

Fonte:Marcelo Toyansk

Nenhum comentário:

Postar um comentário