sábado, 28 de março de 2015

Listamos abaixo alguns dos problemas dos moradores da Posse e Campo Grande - Teresópolis RJ

Alguns problemas dos moradores da Posse e Campo Grande em Teresópolis RJ levantados junto à AmaPosse na reunião de 27/03/2015 para devidas providências aos orgãos competentes:

1-Estado deplorável da Estrada José Gomes da Costa Jr- Posse Teresópolis RJ,cheio de buracos e falta de calçamento (trecho próximo a Igrejinha de São Sebastião,depósito do Flor da Posse)


Estrada José Gomes da Costa Jr Posse
Buracos acabam com os automóveis

 2-Na Estrada Rincão do Vovô - Posse Teresópolis RJ; faltam coleta de lixo,manutenção das estradas ,obras sem  fiscalização,ruas usadas como depósitos de material, lixo descartado em lugar impróprio,degradação do meio ambiente,dentre outros.


Falta fiscalização da Secretaria de Obras na localidadeFalta fiscalização da Secretaria de Obras na localidade
Lixo jogado por moradores na localidade da Est Rincão do Vovô -Posse Teresópolis RJ
Situação da estrada Rincão do Vovô na Posse em Teresópolis RJ
Ocupação desordenada na Estrada Rincão do Vovô na Posse Teresópolis RJ
Destruição ambiental e falta de fiscalização pelas autoridades

 3- Moradores reclamam do esgoto que corre na Estrada José Gomes da Costa Jr- Posse Teresópolis RJ
Mal cheiro e proliferação de insetos
Esgoto corre nas ruas da Posse em Teresópolis e comprometem saúde de moradores locais

 4-Estado do abandono deixado pelo Inea no côrrego Antônio José (trocado por Rio do Principe sem autorização e aviso aos moradores do local).Próximo entrada da Estrada Clube do Lago -Posse -Teresópolis RJ.

Pontes afuniladas e cheio de mato
Moradores da localidade querem que obras sejam concluidas
Imóveis aguardam ainda a indenização do INEA para demoliçãoO Rio da Posse em Teresópolis RJ virou um matagal cheio de ratos,cobras etc
Uma obra vergonhosa na Posse em Teresópolis realizada com aval do INEA

 Dentre outras demandas enviadas à AMAPOSSE,como falta de iluminação pública,rede elétrica com diversos galhos e árvores prestes a tombar(falta de manutenção). Mande também sua sugestão com dados e fotos através do e-mail: amapossetere@gmail.com

1ª Reunião da AmaPosse com os moradores locais

O presidente Benedito Gustavo, presidente da AMAPOSSE

AMAPOSSE ouvindo demandas locais:

Foi realizada na tarde do dia 27 de março de 2015, a partir das 18 horas na Escola João Adolpho Josetti na Posse - Teresópolis RJ a Primeira Reunião com os moradores locais e amigos para apresentação dos  Membros presentes da diretoria e seus respectivos cargos. O presidente Benedito Gustavo,presidente da AMAPOSSE, falou dos inúmeros problemas do bairro e explicou das reuniões internas com a comissão e autoridades competentes para devidas soluções.Compareceram 71 pessoas nesta reunião.

"A Associação está  aberta para ouvir as demandas de forma que Soluções sejam encontradas para benefício da Comunidade local, da Posse e Campo Grande. Primeiramente a fusão ,através do abaixo assinado dos moradores locais à FAMEAT. A melhor forma de melhorias é a união, de forma pacífica e ordenada das demandas à AMAPOSSE. O presidente apresentará aos órgãos competentes os problemas para  a devida solução e prazo definido. Todas as ações,em conjunto,são bem vindas. Se não tivermos a solução de forma amigável entraremos à Justiça e ao Ministério Público com a denúncia.Também levantou que o Sr.Saulo(representante da Viação Dedo de Deus) estava a disposição de Benedito para solucionar problemas recorrentes com horários dos ônibus e retirada de coletivos, além das baldiações realizadas no final de semana em bairros vizinhos(Granja Florestal). Disse que em Abril de 2015 tudo estaria solucionado.  "

O presidente abriu aos outros Membros PRESENTES que falassem E Depois a Comunidade para Apresentação dos problemas que foram listados à seguir;

Também foi levantada a importância da Participação de Todos os envolvidos da chapa da AMAPOSSE  a participação efetiva. Falamos das reuniões que tivemos no 30º Batalhão da Policia Militar,do disque denúncia (21)2742-7755 e da ferramenta do WhatZap para segurança da localidade (21)99817-7508. Foi apresentado o nosso blog amaposse.blogspot.com.br e e-mail: amapossetere@gmail.com .  As pessoas que não tiverem internet ou energia elétrica poderão trazer seu problema por escrito com a devida identificação. Também compete à população fazer sua parte; jogar lixo no lixo, ajudar na solução e educar seus filhos. Lixo,sujeira,esgoto trazem doenças além de baratas , ratos,cobras,outros. 

PRINCIPAIS PROBLEMAS DO BAIRRO E DEMANDA LEVANTADAS PELOS PRESENTES MORADORES:

1-Estradas e ruas abandonadas e esburacadas;
2 Falta de Coleta de Lixo em algumas Ruas e Estradas (Estrada Rincão do Vovô);
3-Pedido de creche para o bairro,e é preciso colocar o pré-escolar na Escola João Adolpho Josetti (Posse);
4-Falta de conclusão das Obras pelo Inea do Rio Príncipe.Também posicionamento do órgão sobre o Parque Fluvial,informação sobre o projeto de barragens;posição da derrubada de imóveis com a justa indenização e rapidez do processo(tragédia ocorrida em 12/01/2011).
5-Esclarecimento do abandono do Rio Principe e mato em toda a extensão. Quem irá fazer a manutenção e limpeza?
6-Falta de Ônibus nos horários fundamentais. Foi levantado que existe somente um Alto-Posse(Campo Grande) isso porque um foi retirado sem aviso prévio há muitos anos. Também morador que necessita ir ao Alto o intervalo de espera é superior há uma hora e vinte minutos. Moradores que usam o ônibus nos finais de semana agora fazem baldiação na Granja Florestal. Isso não existia e aumenta o tempo de viagem que passa de 30 minutos. A Posse é um bairro afastado do centro urbano.
7 Falta Iluminação pública (PMT) mais também os braços de luz para instalação da mesma; e em outros casos ;a baixa de energia para solução do problema (AMPLA);
8-Posicionamento da Defesa Civil e outros órgãos sobre as interdições ou liberações se for o caso;
9-Falta de Água em algumas ruas(posicionamento CEDAE);
10- Fiscalização da Prefeitura Municipal de Teresópolis sobre contruções irregulares ,desmatamentos e esgoto correndo nas ruas.



domingo, 22 de março de 2015

30º Batalhão da Policia Militar de Teresópolis disponibiliza nova ferramenta do disque denúncia

O 30º Batalhão da Policia Militar de Teresópolis disponibiliza nova ferramenta do disque denúncia no whatzap,o celular (21)998-177-508 . Depois do telefone convecional para o mesmo, (21) 2742-7755, a agilidade e modernidade à serviço da segurança do municipio.

A Policia Militar garante ligação anônima! Também em sua campanha destaca "nova arma contra o crime",basta que o cidadão denuncie e colabore.
30º Batalhão da Policia Militar de Teresópolis disponibiliza nova ferramenta do disque denúncia

Fonte:30ºBPM

quinta-feira, 19 de março de 2015

Integrantes da diretoria da AmaPosse participaram do 3º Café comunitário no 30º BPM Teresópolis

Na manhã do dia 18 de março de 2015;o Presidente da AmaPosse,Benedito Gustavo Lopes,juntamente com outros integrantes da Associação de moradores do bairro da Posse participou do 3º Café comunitário promovido pelo 30º BPM Teresópolis onde foi ouvida a demanda da localidade e outros bairros.

Vale destacar o empenho do órgão em tentar minimizar os problemas de segurança de Teresópolis RJ e de comunicação junto a Prefeitura Municipal.Neste café esteve presente o Major Holanda,Coronél Dennis,2º tenente Mansur,Cabo Flávio (PROERD),Nadim Kantara (representante da Segurança Pública  em Teresópolis),Antônio (DETRO),José  Lima Neto (Gerente da CEDAE),Renato Machado Silva(AMPLA), Saulo Geraldo(Representante da Viação Dedo de Deus). 

Major Holanda elogiou a iniciativa da Viação Dedo de Deus em disponibilizar o serviço de divulgação do disque denúncia nos ônibus e informou aos convidados o whatzap 99817-7508 (nova ferramenta digital mais ágil e rápida) além do já existente DISQUE DENÚNCIA 2742-7755 disponibilizado também para ouvir denúncias no anonimato. 

Nenhum representante da Prefeitura compareceu nesta reunião onde na maioria das reinvidicações era o abandono de alguns bairros,lixo e árvores deixadas em beira de estradas podendo ocasionar acidentes,e falta de iluminação pública ou braços de luz administrada pela PMT X AMPLA. 

Compareceram vários representantes das associações de moradores e setores,alguns deles: Benedito (Posse),Sidney (Beira Linha);Roberto Cavalcanti (Várzea), José Waitz (Quebra-Frascos),José Cirilo (Granja Florestal),Isabel (agenda 21),Geraldo (terminal Rodoviário) ,Mangabeira(Caleme), Guilherme Jr (Fonte Santa) também do Pimentel, São Pedro e outros.

José Waitz falou que é importante a associação cobrar as melhorias levando uma carta com a demanda do bairro à Ouvidoria do municipio ;e se não solucionado ir no Ministério Público com material fotográfico ou em vídeo para abertura de inquérito.

Representantes de diversos bairros elogiaram a iniciativa e explanaram demandas; inclusive de segurança,combate às drogas,transporte na cidade e interior, falta de manutenção da rede elétrica,falta da rede de baixa,calçamento e manutenção das ruas,limpeza,vazamentos de água,ar no encanamento de água,jovens dispersos em ruas,dentre outras.

Pontos relevantes:
Saulo (representante da Viação Dedo de Deus) levantou uma reclamação de constantes acidentes na Av Presidente Rooselvet (na entrada para os bairros Posse,Parque do Imbui,Caleme,Granja Florestal e outros),José Lima Neto (Cedae) falou de um equipamento que minimiza entrada de ar nos encanamentos e; Sargento Amaral falou do PROERD  que é um projeto nas escolas com o objetivo de combater as drogas."Um trabalho semanal feito durante um semestre letivo onde leva ao jovem atividades,temas pertinentes ao assunto. É um curso com certificação. O trabalho já atingiu 9 escolas de Teresópolis dentre elas: O Ciep da Fonte Santa,Rosário,Beira Linha, Cedal e outras."

O Coronél Dennis disse que não podemos desistir pelo ideal,lute para um futuro melhor. "Pessoas precisam refletir e evitar o pânico que é a falta de treinamento." Próximo encontro 15/04/15. 

Próximas Reuniões da AmaPosse

            DIA                               HORÁRIO                                LOCAL
  • 27/11/15 (sexta)                     18h                   Escola João Adolfo Josetti, na Posse
  • 27/07/15 (sexta)                     18h                   Escola João Adolfo Josetti, na Posse
  • 27/03/15 (sexta)                      18h                  Escola João Adolfo Josetti, na Posse
  • 27/05/16 (sexta)                      18h                  Escola João Adolfo Josetti, na Posse
  • 28/08/16 (sexta) *ELEIÇÃO 10 as 14h           Escola João Adolfo Josetti, na Posse
  • 19/03/17 (dom)                     10 as 12h           Escola João Adolfo Josetti, na Posse

AMAPosse convoca moradores locais para a 1ª reunião dia 27/03/2015

CONVITE:

Convidamos a todos os moradores da Posse e Campo Grande,em Teresópolis RJ,para participarem da reunião que estaremos realizando no próximo dia 27/03/2015 (6ª feira), às 18h, na Escola João Adolfo Josetti, na Posse. Além da apresentação da equipe voluntária da AMAPosse ;ouviremos as principais demandas da população local ;e na medida do possivel encaminharemos aos órgãos competentes para devida solução. Sua presença é muito importante!

Abraços
Equipe da AMAPosse

Informe aos Moradores- AMAPosse nº01

Informe aos Moradores - AMAPosse 01
Caros Amigos e vizinhos

Temos voluntariamente buscado junto aos órgãos competentes ações de melhorias para o nosso bairro. Algumas delas são:

Buscar informações, junto ao INEA: sobre as formas diferenciadas de contenções do Rio Príncipe; Indenização dos moradores que terão suas casas demolidas; Tempo de espera para demolição das construções condenadas e/ou interditadas; Apresentação pelo INEA do projeto do parque fluvial a ser construído no bairro da Posse. Junto a Prefeitura e AMPLA: Limpeza das ruas e retirada de lixos; Melhor e maior quantidade de pontos de iluminação das ruas; Podas de árvores sobre os fios de alta tensão; Asfaltamento da Rua Alameda Bambuzal, Rua Di Cavalcanti,  Rua da Piscina entre outras.

Após várias tentativas de marcação de reunião com a Presidência do INEA no RJ, reiteradas por Ofícios e por telefone da necessidade de conversarmos sobre os assuntos pertinentes àquele Órgão, conseguimos enfim, em reunião no INEA RJ, passar para o Vice-Presidente  todas nossas preocupações com relação a obras inacabadas, formas diferenciadas de contenções realizadas entre a Cascata do Imbuí, Posse e Campo Grande,  assim como as indenizações aos moradores que tiveram e/ou terão suas casas demolidas, etc. Até o final de outubro o Vice-Presidente e sua equipe fariam uma visita a área e deixamos marcada para o dia 04 de  novembro de 2014 nova reunião com eles para esclarecimentos das situações levantadas por nós. No dia da reunião, pedindo ainda confirmação, fomos informados de que o Vice-Presidente foi chamado para outra reunião desmarcando a nossa. Passados eleição, festas de final de ano, mudanças na Diretoria do  INEA e Carnaval, voltamos  a cobrar, insistentemente o agendamento de nova reunião para darmos andamento aos assuntos pendentes de esclarecimentos. Em 13/03/2015, após novo contato com o INEA, fomos Informados que o assunto foi encaminhado para o Diretor Fernando Mascarenhas, responsável atual para conduzir o assunto. Estamos aguardando retorno para agendarmos nova reunião para posição atual de todas as demandas apresentadas aquela Instituição. 

Dessa forma gostaríamos, também, de pedir a sua ajuda e reflexão no que é de responsabilidade de todos nós moradores:

 - Mantermos a calçada de nossa casa, do lado de fora, varrida, capinada, árvores próximas ao muro e heras podadas.

-Não jogarmos entulhos na rua. Ressaltamos que é de responsabilidade da prefeitura recolher apenas lixos orgânicos, os de suas limpezas Urbanas e não entulhos de nossas residências.

-Esgotos devem ser canalizados de forma adequada e não colocarmos canos com saída para as ruas.

-Zelarmos pela limpeza das nossas ruas, não jogando copos de plástico, garrafas d'agua, sacos de biscoito, pacotes vazios de batatas fritas, vaso sanitário, outros lixos , etc.

- Mantermos nossos animais (cães e cavalos) em nossas residências, na rua podem sofrer ou causar acidentes e ainda passar doenças do carrapato de cavalo, muitas vezes são fatais. Já identificamos um caso no local.

-Vamos dirigir de forma prudente e em baixa velocidade em ruas residenciais evitando assim acidentes.

-Atenção aos nossos filhos, alguns andam laçando cavalos com cordas e montando neles como se fossem brinquedos. Nosso receio é que esses animais corram e essas crianças levem um tombo com sequelas drásticas.

-Vamos conversar com nossos filhos sobre "pixações" e informá-los que essa atitude é crime. Assim estaremos colaborando com a educação e saúde de nossas crianças e para a melhoria do nosso bairro.

-Aos proprietários veranistas, solicitamos conversar com seus caseiros para a manutenção de sua residência adotando todas os procedimentos aqui citados.

Bom Salientar:A Prefeitura está limpando, na medida do possível, nossas ruas mas depende de nós mantê-las limpas. Contamos com a ajuda de todos na manutenção delas.

Gratos pela compreensão e colaboração.
Abraços
Equipe da AMAPosse

Documentos importantes da nova diretoria da AmaPosse


Documentos Gerais:
Ficha da Comissão Organizadora de Eleição da Associação junto à FAMEAT - doc pdf
Edital de Convocação da Eleição nº001/2014 - doc pdf
Ata da AGE (reativação AmaPosse) 13/07/14 doc pdf
Edital de Convocação da Eleição nº001/2016 -pdf
Edital de Convocação da Eleição nº002/2016 - pdf
Ata da AGE-pleito eleitoral AMAPOSSE 2016-08-28- doc pdf

Editais de Convocação:
Para reunião de 24/07/15(sex)- doc pdf
Para reunião de 27/11/15(sex)- doc pdf
Para reunião de 27/05/16(sex)- doc pdf
Para Eleição nova diretoria 2016/2018 à realizar dia 10/07/16- doc pdf
Aviso urgente (cancelamento eleição) 10/07/16- pdf
Para Eleição nova diretoria 2016/2018 à realizar dia 28/08/16- doc pdf

Informes da AMAPOSSE:
informe nº01 - doc pdf
informe nº02 - doc pdf
informe nº03 - doc pdf

Documentos encaminhados ao INEA:
Notificação do problema ao INEA em 02/06/2014-  doc pdf
Problemas no Rio Príncipe- julho de 2014 - doc pdf
Reunião com INEA 01/10/14  - doc pdf
Problemas nas Obras/definição-19/06/2015- doc pdf
Nota de repúdio ao INEA 11/03/2016- pdf
Nota de repúdio entregue ao Projeto Rios da Serra ( Viva Rio Socioambiental ) em 11/03/2016- pdf
Resposta a carta de repúdio recebida pela AMAPOSSE 14/04/2016-pdf

Documentos encaminhados à SEA (Secretaria do Estado do ambiente do Estado do Rio)
Levando os problemas ao órgão 19/06/15- doc pdf

Documentos encaminhados ao Ministério Público (MP):
Processo MP RJ  IC 1406/2011 - T - MA
Relatório 01 conf .comprovante (11/06/2014)- pdf
Relatório 02 conf. comprovante (23/03/2016) -pdf
Reunião realizada com MP em 05/07/16- pdf

Documentos encaminhados à PMT :
Conhecimento ao Prefeito Municipal sobre os problemas do bairro 19/06/15 - doc pdf
Com o Secretário de Governo e Coordenação 23/02/2016-doc pdf
Ofício entregue ao atual prefeito em 26/09/16-pdf


Secretaria de  Serviços público:
Secretaria de Serviços Públicos- 29/07/2014- doc pdf
Secretaria de Serviços Públicos- 19/06/2015- doc pdf
Secretaria de Serviços Públicos- 01/03/2016- doc pdf
Secretaria de Serviços Públicos- 06/05/2016- doc pdf

           Parques e Jardins:
Problemas na Posse -19/06/2015 - doc pdf

Secretaria de Saúde de Teresópolis:
Problemas relacionados a saúde- 19/06/2015- doc pdf

ILUMINAÇÃO PÚBLICA:
Iluminação no bairro- falta baixa tensão(AMPLA) 19/06/15- doc pdf
22/09/2015- doc pdf

Documentos encaminhados à AMPLA:
Não faz protocolo- depende de projeto da PMT para colocação da baixa/postes/limpeza de rede/dentre outros. (ver encaminhamento ILUMINAÇÃO PÚBLICA)

Documentos encaminhados à CEDAE:

Obras e Ações de recuperação Rio Principe e entorno
Viva Rio Socio Ambiental 23/06/2015-doc pdf

Vídeos importantes:

Do Díario TV 
29/05/2015
03/12/2015
12/01/2016
24/02/2017
04/07/2017
23/11/2017

SBT Cidade
18/12/2015
13/06/2016

SBT Rio
14/01/2015

TCU (Tribunal de Contas da União)
Programa Eu Fiscalizo #  08/05/2017


Atas das reuniões:

Com moradores:

Dia 27/03/15(sexta)- doc pdf
Dia 24/07/15(sexta)- doc pdf
Dia 27/11/15(sexta)- doc pdf
Dia 27/05/16(sexta)- doc pdf

Da Diretoria:

Dia 09/07/14(quarta)- doc pdf
Dia 12/07/14(sábado)- doc pdf
Dia 27/02/15(sexta)- doc pdf
Dia 13/03/15(sexta)- doc pdf
***Dia 27/03/15(sexta)- doc pdf
Dia 29/05/15(sexta)- doc pdf
Dia 19/06/15(sexta)- doc pdf
Dia 17/07/15(sexta)- doc pdf
***Dia 24/07/15(sexta)- doc pdf
Dia 14/08/15(sexta)- doc pdf
Dia 29/10/15(quinta)- doc pdf
Dia 13/11/15(sex)- doc pdf
Dia 24/11/15(ter)- doc pdf
***Dia 27/11/15(sexta)- doc pdf
Dia 17/02/16(qua)- doc pdf
Dia 11/03/16(sex)- doc pdf
Dia 25/04/16(seg)- doc pdf
Dia 02/05/16(seg)- doc pdf
***Dia 27/05/16(sexta)- doc pdf
Dia 29/09/16(quinta)- doc pdf

Viação Dedo de Deus (VDDL)
Comunicado importante - doc pdf
Construção de abrigos de espera ônibus(não cumpridas)-pdf
Informe a VDDL 19/06/15- doc pdf

Projeto do Parque Fluvial prometido ao bairro da Posse- doc pd

Oficios de agradecimento:
Terê Pão(doação bolo) - pdf

CNPJ da AmaPosse

Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica
AmaPosse - Associação de Moradores e Amigos da Posse em Teresópolis RJ
CNPJ 28.449.981/0001-78

Contatos

Benedito Gustavo (presidente AMAPOSSE)- cel: (21)995-128-261 (21)2644-2581
Endereço: Alameda Bambuzal,nº33-Posse Teresópolis RJ CEP 25.973-130

e-mails:     amapossetere@gmail.com
bgustavolopes16@gmail.com

Horário de Ônibus

Comunicado importante - doc pdf

*Tabela abaixo Atualizada em 2017

P08A - Alto X Campo Grande (Via Várzea / Barra do Imbuí / Golf / Cascata Imbui / Posse)
Segunda a Sábado (Horários sujeitos a alterações)
AltoCampo Grande
06:40
07:3508:35
09:3010:30
11:2012:20
13:1514:15
15:1516:15
17:1518:20
19:2020:15 - Até a Várzea
Notas:
Domingos e Feriados (Horários sujeitos a alterações)


AltoCampo Grande
06:45
07:4008:35- Para 40 Casas
10:00- Sai de 40 Casas11:00- Para 40 Casas
12:20- Sai de 40 Casas13:20- Para 40 Casas
14:40- Sai de 40 Casas15:40- Para 40 Casas
16:50- Sai de 40 Casas17:50- Para 40 Casas
18:50- Sai de 40 Casas18:20- Para 40 Casas





P11A - Rosário X Campo Grande (Via São Pedro / Fileuterpe /Várzea / Barra do Imbui /Golf / Cascata do Imbui)
Segunda a Sábado (Horários sujeitos a alterações)
Campo GrandeRosário
07:1506:20
09:0508:10
13:0012:00
14:5513:55
16:4515:55
19:0017:50
20:55 - Até a Várzea20:00
22:2521:40
23:15**
Notas:
Na viagem de 23:15h, circular no Campo Grande e encerrar na Várzea.

P01A - Rosário X Campo Grande (Via São Pedro / Praça dos Operários / Várzea / Barra do Imbuí / Golf / Cascata do Imbuí)
Segunda a Sábado (Horários sujeitos a alterações)
RosárioCampo Grande
06:00
07:05 - Sai do Barroso (Seg. a Sex)08:00
08:5509:55
10:5011:45
12:4013:40
16:2517:25
18:55 - Sai do Barroso (Seg. a Sex)19:55 - Encerra na Várzea
20:4021:40
22:30**
Notas:
Nas viagens do Barroso, faz ponto final na entrada da Rua Mato Grosso (Segunda a Sexta). // Nas viagens de 07:05h e 18:55h saindo do Barroso, é somente de Segunda a Sexta. Aos Sábados sai normal do Rosário. // Na viagem de 22:30h, circula no Campo Grande e encerra na Várzea.
Domingos e Feriados (Horários sujeitos a alterações)
RosárioCampo Grande
06:00
06:4507:40
08:5009:50
11:1012:10
13:3014:30
15:5016:50
17:5019:00
20:0019:50
20:5020:50
21:4521:50
22:0022:35
22:4023:20 - Até a Várzea - Ermitage
23:15+- 23:45 - Até a Várzea - Ermitage
Tabela de ônibus -fevereiro 2015 - doc pdf

Fonte:Viação Dedo de Deus (maiores informações no site da  VDDL)

Estatuto da AmaPosse

Estatuto antigo da AMAPOSSE- doc pdf
Estatuto atualizado pelo novo código civil -doc pdf

*O estatuto atualizado está disponivel para apreciação e aprovação em breve pela comunidade da Posse em AGE do dia 19/03/2017